Inicio / Quem Somos / Quem Somos

Quem Somos


O Instituto Juvenil Lopes e Vicunha (IJLV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) instituída pela Congregação das Religiosas de Maria Imaculada (RMI), sito na cidade e Diocese de Leiria/Fátima; com registo definitivo dos Estatutos no Livro n.º 3 das Fundações de Solidariedade Social, com início de atividade a 3 de julho de 1986.

Emerge da necessidade de dar resposta às muitas situações de dificuldade e risco do mundo juvenil que continuam a ser hoje, tal como ontem, a razão da ação pedagógica e evangelizadora da Congregação das Religiosas de Maria Imaculada, fundada por Vicenta Maria López e Vicunha, em Madrid, no dia de 11 de junho de 1876. A Missão à qual Vicenta Maria se sentiu chamada por Deus, foi a de acolher, proteger e educar no bem, segundo os valores do Evangelho, as jovens necessitadas que, nas grandes cidades, naquele então, se dedicavam a trabalhar nas famílias, fora do próprio lar.

Os objetivos marcados pela Fundadora e que continuam a definir a ação das Religiosas de Maria Imaculada e dos Leigos que com elas colaboram são: a moralização - “que as jovens vivam bem e se salvem”, a educação e instrução das jovens dedicadas ao serviço doméstico e de outras jovens, com preferência pelas mais pobres e em situação de perigo. Como meios para conseguir dar resposta aos objetivos propostos, foram definidos: o acolhimento nas suas casas, a formação integral e a orientação profissional.

A ação educativa, social e pastoral das Religiosas de Maria Imaculada, na atualidade, inspira-se:

- No Carisma de Santa Vicenta Maria, marcado pela “caridade social” e pela pedagogia preventiva;

- Na visão intuitiva que ela teve sobre a jovem mulher, rica pela sua dignidade e próprias possibilidades humanas; 

- Na experiencia espiritual do amor preventivo de Deus, que a levou a uma opção de vida, a uma entrega gratuita pelas jovens - “as jovens triunfaram”.

Hoje, o sonho de Vicenta Maria, na segunda metade do século XIX, projetado e atualizado no tempo, é a chave de todo o trabalho pedagógico e pastoral das RMI, nas diferentes valências através das quais a Congregação desenvolve a sua ação em 22 países, segundo os diferentes contextos socioculturais onde estão presentes e as necessidades dos mesmos: Lares de Infância e Juventude, Residências de Jovens estudantes/trabalhadoras, Centros de Apoio e Orientação a Jovens e Emigrantes, Escolas Profissionais.

Atualmente o IJLV, desenvolve a sua ação, há mais de 25 anos, na valência de Casa de Acolhimento, onde as RMI em missão partilhada com os Leigos, procuram promover a formação integral, a evangelização, os valores da vida, da família, o respeito pelas diferenças, assim como, a integração social e a defesa dos Direitos Humanos e universais, das crianças e jovens mais pobres ou em situação de risco.